sábado, 10 de setembro de 2011

ARBÍTRIO E RESPONSABILIDADE

                     "Portanto os homens são livres (...) para escolher a liberdade
                         e a vida eterna por meio do grande Mediador de todos os
                             homens, ou para escolherem o cativeiro e a morte." 

                                                           (2 Néfi 2:27)




ARBÍTRIO


O arbítrio é a habilidade que cada pessoa tem para escolher fazer  livremente o que é certo ou o que é errado, é um dom maravilhoso de Deus. Todos osaqui na Terra “estão sendo provados para ver se usarão o seu arbítrio de forma a mostrar o seu amor pelo Pai Celestial , guardando os Seus mandamentos” (Arbítrio e Responsabilidade, Para o Vigor da Juventude).
Joseph Smith ensinou que o conceito de arbítrio trás consigo o conceito de conseqüências. Embora as pessoas na Terra sejam capazes de escolher por si mesmas, elas não podem escolher as conseqüências de suas ações. Escolhas certas levam à felicidade. Escolhas erradas impedem o progresso e trazem sofrimento. Esses são fatos eternos. Todos os filhos de Deus têm grandes forças para tomar decisões por sim mesmos, e não devem culpar a ninguém pelas decisões que tomaram.  Cada filho de Deus será responsável por todos os seus pensamentos, palavras e ações realizadas aqui na Terra. Se esses não estiverem de acordo com os mandamentos, o indivíduo precisa se arrepender para que ele possa se sentir limpo e perdoado perante Deus. As pessoas devem fazer coisas boas de livre e espontânea vontade.



RESPONSABILIDADE


A responsabilidade começa aos oito anos de idade.  Até essa idade, as crianças não podem pecar. Qualquer transgressão cometida por uma criança que tenha menos que oito anos de idade é coberta pela Expiação de Jesus Cristo.
Um registro no livro de escrituras, o Livro de Mórmon, provê informações sobre o conceito de responsabilidade das crianças pequenas. O profeta Mórmon registra as palavras do Senhor, as quais ele recebeu como revelação após orar: “… as criancinhas são sãs por serem incapazes de cometer pecado; portanto a maldição de Adão é delas removida por minha causa, de modo que sobre elas não tem poder…” (Morôni 8:8).
Os homens e mulheres não são responsáveis pela transgressão de Adão, significando a sua queda da presença do Senhor no Jardim do Éden. Joseph Smith, o primeiro presidente da Igreja , declarou na segunda Regra de Fé: “Cremos que os homens serão punidos pelos seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão”. Os homens e mulheres são responsáveis apenas por seus pecados individuais.
A oposição é um princípio que significa que tanto o bem quanto o mal tem que existir nesse mundo. A oposição é necessária: “Porque é necessário que haja uma oposição em todas as coisas. Se assim não fosse… não haveria retidão nem iniqüidade nem santidade nem miséria nem bem nem mal” (2 Néfi 2:11). Sem o bem e o mal nesse mundo, nenhum dos filhos de Deus poderiam entender – nem seriam capazes de usar – o seu arbítrio. E o senhor precisa ver seus filhos usando o seu arbítrio de forma justa para que possam ser avaliados.
Algumas vezes é difícil suportar os males e tristezas do mundo. Mas a oposição é necessária e sofrer faz parte da mortalidade. Durante tais tempos difíceis podemos lembrar que a paz e o conforto são prometidos para aqueles que obedecerem aos mandamentos do Senhor: “Buscai diligentemente, orai sempre e sede crentes; e todas as coisas contribuirão pra o vosso bem, se andardes retamente e vos lembrardes do convênio que fizestes uns com os outros” (Doutrina e Convênios 90:24).A  responsabilidade é um aspecto necessário do Evangelho de Jesus Cristo e do plano de salvação do Senhor para cada um de Seus filhos. Para que possamos voltar a viver com o Pai Celestial, precisamos provar que somos servos humildes do Senhor e escolher ser obediente. Somente podemos ser recompensados por nossos serviços prestados na Terra se formos responsáveis por eles.