segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Materiais da Igreja online.

Tópicos do evangelho: estudo por tema
____________________________
As Escrituras.

O Livro de Mórmon

Doutrina & Convênios

Pérola de Grande Valor

Pesquisa nas Escrituras

___________________________

Manuais


O Livro de Mórmon: Manual do Professor de Doutrina do Evangelho

Manuais de Lições do Sacerdócio de Melquisedeque

Sociedade de Socorro Manuais

Sacerdócio Aarônico Manuais

Moças Manuais

Primaria Manuais

Escola Dominical

Seminário

Instituto

Manuais Missionários

Vai Falar na Reunião Sacramental?

Vai Falar na Reunião Sacramental?

JOHN HILTON III E MINDY RAYE FRIEDMAN



Foi pedido que você falasse na reunião sacramental. O que você faz? Primeiro, relaxe. Lembre-se, a congregação está do seu lado e todos querem que você dê um ótimo discurso.
Como você pode escrever um discurso significativo? Veja algumas ideias sobre como preparar, organizar e dar seu discurso.
Um dos propósitos da reunião sacramental é “ensinar o evangelho” e “fortalecer a fé e o testemunho” (Administração da Igreja,  2010, p. 147). O Senhor e os líderes de sua ala confiaram a você, jovem, parte dessa responsabilidade, por isso o chamaram como orador. Você terá a oportunidade de ensinar e inspirar os membros de sua ala ou ramo. Então, como você pode escrever um discurso significativo? Veja algumas ideias sobre como preparar, organizar e dar seu discurso.

preparar e ensinar
1. Preparar e Ensinar pelo Espírito

Doutrina e Convênios 42:14 nos ensina como obter a influência do Espírito ao ensinar: “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé”. Inicie a preparação de seu discurso com uma oração sincera. O Espírito Santo “mostrará todas as coisas que [você deve] fazer” ao preparar e dar seu discurso (2 Néfi 32:5). Peça a Deus que ilumine sua mente para que você saiba o que deve falar e qual a melhor maneira de passar as informações.
Uma parte importante dessa preparação é começar a escrever seu discurso assim que receber a designação de fazê-lo. O Élder Jeffrey R. Holland disse: “Quero incentivá-los a que comecem a imaginar e a planejar antecipadamente qualquer [discurso] que precisem dar” (“Ensinar e Aprender na Igreja” [Treinamento Mundial de Liderança, 10 de fevereiro de 2007], A Liahona, junho de 2007, p. 58). A preparação antecipada vai dar-lhe mais tempo para receber ideias e inspiração.

2. Organizar

Ao selecionar em espírito de oração o que você vai falar em seu discurso, leve em consideração estes quatro elementos principais que podem estar organizados em qualquer ordem.
  1. Fale de uma doutrina ou um princípio relacionado ao seu tema.
  2. Utilize as escrituras para ensinar a respeito da doutrina (ver D&C 42:1252:9) e explique como essa doutrina é importante para a congregação.
  3. Conte experiências que edifiquem a fé das pessoas — fale especialmente de suas experiências pessoais.
  4. Preste seu testemunho do tema e de tudo o mais que se sentir inspirado a testificar.

falar de coração
3. Fale de Coração

É sempre melhor preparar um esboço simples do que você irá falar em vez de escrever e ler todo o discurso palavra por palavra. Ler um discurso pode fazer com que você se restrinja a falar exatamente o que está escrito em vez de fazer adaptações conforme o Espírito Santo o inspirar naquele momento (ver D&C 100:6).
O Presidente Gordon B. Hinckley (1910–2008) ensinou: “Devemos (…) [falar usando] mais o coração do que os livros” (Ensinamentos de Gordon B. Hinckley , 1997, p.101). Se suas experiências pessoais e seu testemunho forem uma parte importante de seu discurso, é mais provável que você fale de coração e influencie aqueles que ouvirão suas palavras.
Lembre-se de que os líderes de sua ala pediram a você que falasse sobre o tema, por isso, não conte somente com pensamentos e histórias de outras pessoas. Se seguir o Espírito ao preparar e dar o discurso, Ele irá ajudá-lo a saber o que dizer quando falar aos membros de sua ala ou de seu ramo.

Dicas para a Preparação

  • Comece a pensar no tema assim que for designado a dar o discurso.
  • Ore para obter a orientação do Espírito enquanto você decide o que vai falar.
  • Reflita sobre suas próprias experiências relacionadas ao tema e como você vai compartilhá-las.
  • Leia a respeito do tema nas escrituras. Marque ou escreva as coisas que você se sentir inspirado a usar.

dicas para a apresentação
Dicas para a Apresentação

  • Pratique dar seu discurso em frente ao espelho antecipadamente ou apresente-o a um membro da família.
  • Não inicie dizendo a todos o quanto você se sente inadequado ou que não queria dar o discurso.
  • Fale devagar, com clareza e num tom de voz alto o suficiente para todos ouvirem.
  • Mantenha uma postura ereta enquanto fala.
  • Não movimente as mãos excessivamente. Moças, se vocês costumam mexer nos cabelos ou nos acessórios, é melhor deixar seu cabelo para trás e suas bijuterias em casa.
  • Não leia seu discurso com a cabeça baixa. Olhe para frente o máximo possível e tente olhar nos olhos das pessoas da congregação.
  • Se ficar nervoso, dê uma pausa e respire fundo. Depois siga com seu discurso.

Recursos Úteis

Ao preparar o discurso, lembre-se das histórias das escrituras que você estudou e considere também estudar o tema nas seguintes referências do evangelho:
  • Guia para Estudo das Escrituras: No final da combinação tríplice das escrituras e pela Internet você encontra definições e escrituras pesquisando o tema do discurso.
  • Conferência Geral: Os discursos dos líderes da Igreja na conferência geral são excelentes recursos para estudar seu tema. Os relatórios das conferências são publicados nas edições de maio e novembro da revistaA Liahona ou na Internet no site conference.LDS.org. Você vai encontrar também resumos e citações interessantes da conferência [em inglês] para os jovens nas edições de maio e novembro da revista New Era.
  • Sempre Fiéis: Tópicos do Evangelho: Este livreto contém definições e informações adicionais sobre muitos assuntos relacionados ao evangelho.
  • Para o Vigor da Juventude: Muitos dos temas que possivelmente lhe serão dados podem ser encontrados nesse livreto.
  • LDS.org: No site oficial da Igreja, LDS.org, você pode pesquisar artigos, discursos e outros materiais sobre seu tema. Basta digitar o tema na barra de pesquisa que fica no canto superior direito da página.
  • Youth.LDS.org: No site youth.LDS.org, desenvolvido especialmente para os jovens, você pode pesquisar mais sobre os padrões em Para o Vigor da Juventude, encontrar citações e discursos de líderes da Igreja e também pesquisar artigos sobre seu tema.