sábado, 11 de fevereiro de 2012

Posters Sud 2






Posters Sud

 







Trabalho e Autossuficiência

Trabalho e Autossuficiência

Não desperdiçarás teu tempo nem enterrarás teu talento.
Doutrina e Convênios 60:13

O trabalho é honroso. O desenvolvimento da capacidade de trabalhar vai ajudá-los a contribuir para o mundo em que vivem. Isso irá lhes proporcionar maior senso de valor próprio. Vai abençoar vocês e sua família, tanto agora quanto no futuro.
É no lar que se começa a aprender a trabalhar. Ajudem sua família participando de boa vontade do trabalho necessário para manter o lar. Aprendam cedo a ter sabedoria ao lidar com o dinheiro e a viver dentro de suas posses. Sigam os ensinamentos dos profetas pagando o dízimo, evitando dívidas e economizando para o futuro.
Estabeleçam metas para si mesmos e estejam dispostos a trabalhar arduamente para alcançá-las. Desenvolvam a autodisciplina e sejam dignos de confiança. Façam o melhor que puderem em seus chamados da Igreja, em suas tarefas escolares, no emprego e em outros projetos dignos. Os rapazes devem estar dispostos a fazer o que for necessário a fim de prepararem-se para servir uma missão de tempo integral. O Pai Celestial lhes deu dons e talentos e sabe o que são capazes de alcançar. Busquem Sua ajuda e orientação ao se empenharem para atingir suas metas.
O Senhor nos ordenou que não fôssemos ociosos. A ociosidade pode levar a comportamento inadequado, relacionamentos prejudicados e pecado. Uma forma de ociosidade é passar tempo excessivo em atividades que nos impedem de trabalhar produtivamente, como usar a Internet, jogar videogames e assistir à televisão.
Não desperdicem seu tempo e dinheiro em jogos de azar. Os jogos de azar são uma coisa errada e não devem ser usados como forma de entretenimento. Eles causam dependência e podem levar à perda de oportunidades, vidas arruinadas e famílias desfeitas. É falso acreditar que podemos conseguir algo em troca de nada.
Uma das bênçãos do trabalho é o desenvolvimento da autossuficiência. Quando somos autossuficientes, usamos as bênçãos e habilidades que Deus nos deu para cuidar de nós mesmos e de nossa família e para encontrar soluções para nossos próprios problemas. A autossuficiência não significa que precisamos ser capazes de fazer todas as coisas sozinhos. Para ser verdadeiramente autossuficientes, precisamos aprender a trabalhar com outras pessoas e voltar-nos ao Senhor para pedir-Lhe ajuda e forças.
Lembrem-se de que Deus tem um grande trabalho para vocês fazerem. Ele vai abençoá-los em seu empenho de realizar esse trabalho.
Sou digno de confiança e tenho a disposição de fazer o que eu disse que faria?

Dízimos e Ofertas

Dízimos e Ofertas

Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, (…) e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção.
Malaquias 3:10

A decisão de viver a lei do dízimo será uma grande bênção por toda a sua vida. O dízimo é um décimo de sua renda. Para entrar no templo, é preciso ser dizimista integral.
O pagamento do dízimo é um privilégio sagrado. Ao pagar o dízimo, demonstramos gratidão por tudo o que Deus nos deu e Lhe devolvemos parte do que recebemos. O dízimo é usado para construir templos e capelas, traduzir e publicar as escrituras, fazer o trabalho missionário e de história da família e edificar de outras maneiras o reino de Deus na Terra.
Sua atitude é importante ao pagar o dízimo. Paguem-no porque amam o Senhor e porque têm fé Nele. Paguem-no de boa vontade, com gratidão no coração. Paguem-no em primeiro lugar, mesmo que achem que não terão dinheiro suficiente para suas outras necessidades. Isso vai ajudá-los a desenvolverem mais fé, a vencerem o egoísmo e a tornarem-se mais receptivos ao Espírito.
Todos os anos, agendem um horário para o acerto do dízimo com seu bispo. Essa é uma reunião em que vocês analisam suas contribuições e declaram se pagaram um dízimo integral.
Obedeçam à lei do jejum, jejuando a cada mês, se sua saúde o permitir. O domingo de jejum geralmente é o primeiro domingo do mês. A devida observância do dia de jejum inclui a abstinência de alimentos e líquidos por duas refeições consecutivas e a doação de uma oferta de jejum generosa para ajudar a cuidar dos necessitados. Jejuem com um propósito. Comecem e terminem o jejum com uma oração, expressando gratidão e pedindo ajuda para necessidades especiais que vocês ou outros tenham. O jejum vai fortalecer sua autodisciplina, fortalecê-los contra as tentações e trazer bênçãos de Deus para sua vida.
Ao obedecerem à lei do dízimo e à lei do jejum, o Senhor vai abençoar vocês tanto espiritual quanto materialmente.
Reconheço que tudo o que tenho vem do Senhor?

Pureza Sexual

Pureza Sexual

Os poderes sagrados de procriação [devem ser] empregados somente entre homem e mulher, legalmente casados.
“A Família: Proclamação ao Mundo”

A intimidade física entre marido e mulher é bela e sagrada. Ela é ordenada por Deus para a criação de filhos e para a expressão do amor entre marido e mulher. Deus ordenou-nos que a intimidade sexual seja reservada para o casamento.
Se vocês forem sexualmente puros, estarão se preparando para fazer e guardar os convênios sagrados do templo. Estarão se preparando para construir um casamento sólido e para trazer filhos ao mundo como parte de uma família amorosa e eterna. Estarão se protegendo dos danos espirituais e emocionais que ocorrem quando a intimidade sexual é compartilhada fora do casamento. Também estarão se protegendo de doenças graves. O fato de permanecerem sexualmente puros vai ajudá-los a ser confiantes e verdadeiramente felizes e vai melhorar sua capacidade de tomar boas decisões agora e no futuro.
O padrão do Senhor com relação à pureza sexual é claro e imutável. Não tenham nenhuma relação sexual antes do casamento e sejam completamente fiéis a seu cônjuge após o casamento. Não permitam que a mídia, os amigos ou outras pessoas os convençam de que a intimidade sexual antes do casamento é aceitável. Não é. À vista de Deus, os pecados sexuais são extremamente graves. Eles profanam o poder sagrado que Deus nos deu para criar a vida. O profeta Alma ensinou que os pecados sexuais são mais graves do que quaisquer outros, exceto o assassinato e negar o Espírito Santo (ver Alma 39:5).
Nunca façam nada que possa levar à transgressão sexual. Tratem as outras pessoas com respeito, não como objetos usados para satisfazer desejos egoístas. Antes do casamento, não troquem beijos apaixonados, nem deitem uns por cima dos outros, não toquem as partes íntimas e sagradas do corpo de outra pessoa, com ou sem roupas. Não façam qualquer outra coisa que desperte sentimentos sexuais. Não despertem essas emoções em seu próprio corpo. Fiquem atentos aos sussurros do Espírito para que possam permanecer puros e virtuosos. O Espírito do Senhor irá se afastar da pessoa que cometer transgressão sexual.
Evitem situações que induzam a mais tentações, como atividades realizadas tarde da noite ou com pernoite, fora de casa, ou atividades em que não haja a supervisão de adultos. Não participem de debates ou de qualquer meio de comunicação que desperte sentimentos sexuais. Não participem de qualquer tipo de pornografia. O Espírito pode ajudá-los a saberem quando estão correndo riscos e lhes dará forças para sair da situação. Tenham fé nos conselhos justos de seus pais e líderes e sejam obedientes a eles.
O comportamento homossexual é um pecado sério. Se estiverem lutando contra a atração por alguém do mesmo sexo ou se estiverem sendo persuadidos a participar de condutas impróprias, procurem o conselho de seus pais e de seu bispo. Eles os ajudarão.
As vítimas de abuso sexual não têm culpa por esse pecado e não precisam arrepender-se. Se vocês foram vítimas de abuso, saibam que são inocentes e que Deus ama vocês. Conversem com seus pais ou com outro adulto confiável e busque o conselho de seu bispo imediatamente. Eles podem lhes dar apoio espiritual e auxílio para obterem a ajuda de que necessitam. O processo de cura pode levar tempo. Confiem no Salvador. Ele vai proporcionar-lhes a cura e dar-lhes paz.
Caso sintam a tentação de cometer qualquer forma de transgressão sexual, procurem a ajuda de seus pais e de seu bispo. Orem ao Pai Celestial, que os ajudará a resistir à tentação e a vencer pensamentos e sentimentos impróprios. Se tiverem cometido transgressão sexual, conversem com seu bispo agora e iniciem o processo de arrependimento para que possam sentir paz e ter a companhia plena do Espírito.
Estabeleçam o compromisso pessoal de permanecerem sexualmente puros. Por meio de suas palavras e ações, incentivem outras pessoas a fazer o mesmo.
Será que compreendo por que a pureza sexual é essencial para que eu seja realmente feliz?

Serviço

Serviço

Quando estais a serviço de vosso próximo, estais somente a serviço de vosso Deus.
Mosias 2:17

O serviço prestado às pessoas é uma característica importante dos discípulos de Jesus Cristo. Um discípulo está disposto a carregar o fardo das outras pessoas e a consolar os que necessitam de consolo. Em geral, o Pai Celestial supre as necessidades das pessoas por meio de vocês.
Existem muitas maneiras de prestar serviço às pessoas. Algumas das maneiras mais importantes de prestar serviço estão em sua própria casa. Vocês também podem servir em suas designações na Igreja, na escola e na comunidade. Vocês podem prestar serviço fazendo o trabalho do templo e de história da família. Vocês podem prestar serviço compartilhando o evangelho com outras pessoas e como missionários de tempo integral no futuro. Em geral, o serviço mais significativo é prestado por meio de simples atos cotidianos de bondade. Busquem a orientação do Espírito Santo a cada dia para saber a quem podem prestar serviço e como atender às necessidades dessas pessoas. Sigam o exemplo do Salvador ao prestarem serviço às pessoas.
Ao dedicarem-se ao serviço ao próximo, vocês se achegarão ao Pai Celestial. Seu coração se encherá de amor. Aprenderão que o serviço e o sacrifício são meios de vencer o egoísmo. Desfrutarão a alegria que advém somente ao prestarmos serviço a Deus e a nossos semelhantes. Suas habilidades vão aumentar e vocês serão instrumentos nas mãos de Deus para abençoar a vida de Seus filhos.
Que oportunidades tenho de prestar serviço às pessoas?

Observância do Dia do Senhor

Observância do Dia do Senhor

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
Êxodo 20:8

O Senhor nos deu o dia do Senhor para nosso benefício e ordenou que o mantivéssemos santo.
Para honrar o dia do Senhor, temos que assistir a todas as reuniões da Igreja. Temos que ir à reunião sacramental preparados para adorar o Senhor e para tomar o sacramento dignamente. Durante a reunião sacramental, sejam reverentes e dispostos a aprender. Evitem atividades que distraiam sua atenção e a de outras pessoas durante essa reunião sagrada. Sejam pontuais nas reuniões. Se fizerem essas coisas, estarão convidando a companhia do Espírito do Senhor para estar com vocês.
Preparem-se durante a semana para que possam reservar o domingo para as muitas atividades inspiradoras que são adequadas para o dia do Senhor. Essas atividades incluem coisas como passar momentos serenos com a família, estudar o evangelho, cumprir seus chamados e suas responsabilidades da Igreja, prestar serviço a outras pessoas, escrever cartas, escrever no diário e fazer o trabalho de história da família. Seu comportamento e modo de vestir-se no dia do Senhor devem demonstrar respeito pelo Senhor e por Seu dia santificado.
O domingo não é dia de fazer compras, participar de atividades recreativas ou eventos esportivos. Não procurem entretenimentos nem façam compras nesse dia. Façam com que as pessoas conheçam seus padrões para que possam apoiá-los. Ao procurar um emprego, compartilhem com seu empregador em potencial o seu desejo de assistir às reuniões de domingo e de santificar o dia do Senhor. Se possível, escolham um emprego que não exija que trabalhem aos domingos.
A observância do dia do Senhor vai aproximá-los do Senhor e de sua família. Isso vai dar-lhes uma perspectiva eterna e força espiritual.
O que mais posso fazer para santificar o dia do Senhor?

Arrependimento

Arrependimento

Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará.
Doutrina e Convênios 58:42–43

O Salvador sofreu por nossos pecados e deu Sua vida por nós. Esse grande sacrifício chama-se Expiação. Por meio da Expiação, vocês podem receber o perdão e ser limpos de seus pecados, ao se arrependerem.
O arrependimento é mais do que o simples reconhecimento dos atos errados. É uma mudança na mente e no coração. O arrependimento inclui o processo de afastar-nos do pecado e de voltar-nos a Deus para obter o perdão. O arrependimento é motivado pelo amor a Deus e pelo sincero desejo de obedecer aos Seus mandamentos.
Satanás quer que vocês pensem que não podem se arrepender, mas isso absolutamente não é verdade. O Salvador prometeu perdoá-los, se vocês se humilharem e fizerem o esforço exigido pelo arrependimento. Se vocês pecaram, quanto mais cedo se arrependerem, mais cedo começarão a trilhar o caminho de volta e mais cedo encontrarão a paz e a alegria que vêm com o perdão. Se adiarem o arrependimento, vocês poderão perder bênçãos, oportunidades e orientação espiritual. Vocês podem também ficar cada vez mais envolvidos no comportamento pecaminoso, fazendo com que seja mais difícil encontrar o caminho de volta.
Algumas pessoas quebram os mandamentos de Deus conscientemente e planejam arrepender-se mais tarde, antes de ir ao templo ou servir uma missão, por exemplo. Esses pecados deliberados zombam da Expiação do Salvador.
Para arrepender-se, é preciso confessar seus pecados ao Senhor. Depois, busquem o perdão daqueles a quem prejudicaram e restituam, tanto quanto seja possível, aquilo que foi prejudicado por seus atos. Ao esforçar-se para arrepender-se, procure a ajuda e o conselho de seus pais. Alguns pecados graves, como as transgressões sexuais ou o uso de pornografia, precisam ser confessados ao bispo. Sejam completamente honestos com ele. Ele vai ajudá-los a se arrependerem. Se tiverem alguma dúvida sobre o que devem conversar com o bispo, falem com ele ou com seus pais.
Quando vocês fizerem aquilo que é necessário para se arrepender e receber o perdão, conhecerão por si mesmos o poder da Expiação e o amor que Deus sente por vocês. Vocês sentirão a paz do Senhor Jesus Cristo, que lhes dará muita força, e vocês se tornarão mais semelhantes a Ele.
Como posso trazer o poder da Expiação para a minha vida?

Saúde Física e Emocional

Saúde Física e Emocional

E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas (…) receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos; e encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento.
Doutrina e Convênios 89:18–19

Seu corpo é um templo, uma dádiva preciosa de Deus. Vocês serão abençoados se cuidarem bem de seu corpo. Decidam obedecer à Palavra de Sabedoria (ver D&C 89). Se forem obedientes a essa lei, permanecerão livres de vícios prejudiciais e manterão o controle sobre sua própria vida. Ganharão as bênçãos de um corpo saudável, uma mente alerta e a orientação do Espírito Santo. Estarão preparados para servir ao Senhor. Nunca permitam que Satanás ou outras pessoas os enganem de modo a pensarem que a violação da Palavra de Sabedoria os tornará mais felizes, populares ou atraentes.
Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente: Pratiquem o equilíbrio e sejam moderados em todos os aspectos de sua saúde física. Evitem extremos na alimentação que possam levar a distúrbios alimentares. Não prejudiquem deliberadamente seu próprio corpo. Evitem também atividades perigosas que coloquem seu corpo em risco de sofrer ferimentos graves.
Não bebam café ou chá preto. Nunca façam uso de produtos derivados do tabaco ou de qualquer tipo de bebidas alcoólicas; essas coisas viciam e são prejudiciais para o corpo e o espírito. A pessoa que fica sob a influência do álcool tem menor capacidade de julgamento e autocontrole. O hábito de beber pode levar também ao alcoolismo, que destrói as pessoas e as famílias.
Abstenham-se de qualquer bebida, droga, produto químico ou prática perigosa que sejam usados para produzir uma falsa sensação de prazer que possa prejudicar o corpo ou a mente. Isso inclui a maconha, as drogas pesadas, os medicamentos com ou sem receita médica tomados com exagero e os produtos químicos domésticos. O uso dessas substâncias pode levar à dependência, podendo destruir a mente e o corpo.
Os vícios prejudicam o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Eles prejudicam as relações com a família e os amigos e diminuem seu sentimento de autoestima. Limitam sua capacidade de fazer suas próprias escolhas. Se estiverem lutando contra qualquer tipo de vício, procurem agora mesmo a ajuda dos seus pais e do seu bispo.
Sua saúde emocional também é importante e pode afetar seu bem-estar espiritual e físico. A frustração e a tristeza ocasional fazem parte desta vida mortal. Entretanto, se vocês tiverem sentimentos prolongados de tristeza, desesperança, ansiedade ou depressão, conversem com seus pais e seu bispo e procurem ajuda.
Em todos os aspectos de sua vida, procurem soluções salutares para os problemas. Façam tudo o que puderem para salvaguardar sua saúde física e emocional para que consigam alcançar seu potencial divino como filhos ou filhas de Deus.
O que estou fazendo a cada dia para cuidar bem do meu corpo?

Linguagem

Linguagem

Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa.
Efésios 4:29

O modo pelo qual vocês se comunicam reflete o fato de que são um filho ou uma filha de Deus. Uma linguagem limpa e inteligente é evidência de uma mente brilhante e sadia. A boa linguagem, que eleva, incentiva e elogia as pessoas, convida a companhia do Espírito para estar com vocês. Nossas palavras, tal como nossas ações, devem ser cheias de fé, esperança e caridade.
Escolham amigos que usem boa linguagem. Ajudem os outros a melhorar a linguagem deles pelo seu exemplo. Estejam dispostos a afastar-se educadamente ou a mudar de assunto quando as pessoas ao seu redor usarem linguagem imprópria.
Falem com bondade e de modo positivo a respeito das pessoas. Decidam que não vão insultar nem menosprezar as pessoas, nem mesmo por brincadeira. Abstenham-se de todo tipo de fofoca e não falem com raiva. Quando se sentirem tentados a dizer coisas rudes ou ofensivas, não digam essas coisas.
Sempre usem o nome de Deus e Jesus Cristo com reverência e respeito. O uso indevido dos nomes da Trindade é pecado. Ao orar, dirijam-se ao Pai Celestial com uma linguagem reverente e respeitosa. O Salvador usou linguagem respeitosa como encontramos na oração do Pai Nosso (ver Mateus 6:9–12).
Não usem linguagem ou gestos profanos, vulgares ou grosseiros e não contem piadas ou histórias a respeito de ações imorais. Essas coisas são ofensivas a Deus e às outras pessoas.
Lembrem-se de que esses padrões para o uso da linguagem se aplicam a todas as formas de comunicação, inclusive às mensagens de texto no celular ou à comunicação por meio da Internet.
Se tiverem desenvolvido o hábito de usar uma linguagem não condizente com esses padrões — como palavrões, zombaria, fofocas ou expressões de raiva — vocês podem mudar. Orem pedindo ajuda. Peçam à família e aos amigos que os apoiem em seu desejo de usar boa linguagem.