domingo, 26 de fevereiro de 2012

O Presidente Packer Ensina a Respeito de Como Sobreviver no Território Inimigo durante o Centenário do Seminário

  Enviado por Heather Whittle Wrigley, Notícias e Acontecimentos da Igreja
  • 23 JANUARY 2012
Assista a um vídeo do programa que comemora a história do seminário.

  • “ Não faz muita diferença o que vocês escolherem como profissão. O que importa é o que vocês
     serão.” —Presidente Boyd K. Packer, do Quórum dos Doze Apóstolos.

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias comemorou um século de seminário no domingo, 22 de janeiro de 2012, com a transmissão de um programa especial, com comentários do Presidente Boyd K. Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos.
Também presentes estavam o Presidente Thomas S. Monson, que presidiu; Presidente Henry B. Eyring, Primeiro Conselheiro na Primeira Presidência; Presidente Dieter F. Uchtdorf, Segundo Conselheiro na Primeira Presidência; Élder Russell M. Nelson e Élder Jeffrey R. Holland, do Quórum dos Doze Apóstolos; e o Élder Paul V. Johnson, dos Setenta
Estudantes de sete seminários locais apresentaram um número musical: “Estudando as Escrituras”.
Ao apresentar o Presidente Packer, o Élder Johnson mencionou que o Presidente Packer frequentou o segundoseminário estabelecido na Igreja, em Brigham City, Utah, EUA.
“Cada um de nós tem sido abençoado por causa da decisão [do Presidente Packer] de tornar-se professor, tomada por ele há muitos anos em uma pequena ilha”, disse o Élder Johnson. “Ele amava seus estudantes, quando ensinou noseminário, anos atrás, e ama todos os jovens da Igreja hoje.”
Em 1949, depois do serviço militar, o Presidente Packer começou a trabalhar como professor do seminário, no mesmoseminário em que se formou. Durante sua carreira como professor, ensinou o primeiro curso do seminário que estudou o Livro de Mórmon.
Após ensinar por alguns anos, ele serviu como supervisor dos seminários para a Igreja. Depois de seu chamado como Autoridade Geral, ele serviu durante 34 anos, na Junta de Educação da Igreja e no Comitê Executivo dessa junta.
Ao púlpito, o Presidente Packer instruía: “Não desperdicem esses anos de estudo do seminário. Desfrutem das grandes bênçãos advindas de aprender as doutrinas da Igreja e os ensinamentos dos profetas. Aprendam o que é mais valioso.”
O Presidente Packer comparou o mundo hoje ao território inimigo, onde o adversário se infiltrou nos lares, na mídia, nos entretenimentos, na linguagem, e muito mais.
“O que é mais valioso e desejável”, disse o Presidente Packer, “é a sabedoria. As escrituras dizem: ‘A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria’, e eu acrescentaria: ‘emprega tudo o que possuis, e [continuem a andar]’” (Provérbios 4:7), disse ele.
“O ensino só pode ir até certo ponto”, prosseguiu, “mas uma vez que a pessoa descobriu como o Espírito Santo age em sua vida, [ele ou ela] poderá viver em território inimigo sem ser enganado ou destruído (…), sem antes ser avisado pelos sussurros do Espírito Santo”.
“Esse poder de revelação do dom do Espírito Santo age com base nos princípios de retidão”, disse o Presidente Packer. “A palavra-chave é disciplina,” enfatizou. “A palavra disciplinavem da palavra discípulo ou seguidor. Sejam discípulos/seguidores do Salvador e estarão seguros.”
“Os princípios de retidão incluem a oração—proferida ou com mais frequência, silenciosa”, disse ele.
“Cuidem de seu corpo”, aconselhou, citando a Palavra de Sabedoria, “e evitem tudo que possa desfigurar o corpo ou desonrar a si próprio, a seus pais ou a Deus.”
Também falou sobre o tópico pureza moral. “Vocês sempre têm a escolha de seguir os sussurros do Espírito Santo e viver uma vida moralmente pura e casta, cheia de virtude”, disse, e acrescentou que precisamos usar nosso arbítrio para evitar a agir seguindo qualquer impulso ou tentação impura que possa vir-nos à mente.
Finalmente, disse: “Acrescentem ‘arrepender-se frequentemente’ à sua lista de coisas para fazer. Quando decidirem se arrepender, vocês receberão um testemunho e saberão que o evangelho é verdadeiro.”
“Alguns de vocês estão indecisos e se debatem para saber o que fazer”, disse ao final o Presidente Packer. “Não faz muita diferença o que vocês escolherem como profissão. O que importa é o que vocês serão. (…)Lembrem-se de que o Espírito sempre está com vocês para ensiná-los.”

Um Programa Inspirado

Um vídeo exibido antes dos comentários do Presidente Packer comemorou a trajetória doseminário, com histórias e mensagens de alunos do seminário e de Autoridades Gerais de todo o mundo, inclusive do Presidente Eyring.
Tendo servido como Comissário de Educação da Igreja entre 1980 e 1985 e também de 1992 a 2005, o Presidente Eyring tem laços significativos com o programa do seminário. No vídeo, ele revelou que a mãe, Mildred Bennion, então com 16 anos de idade, esteve entre os primeiros alunos a aprenderem o evangelho naquela classe inicial do seminário, em 1912.
“Ela era filha de um homem que chamaríamos hoje de ‘menos ativo’”, recordou-se. “Alguma pessoa atenciosa naqueles dias deve ter convidado Mildred para o seminário. Alguém vislumbrou como esse programa abençoaria a vida de cada rapaz e moça da Igreja. E esse professor do seminário abençoou a vida de dezenas de milhares de pessoas desconhecidas, por causa da mensagem que ensinou a uma menina.”
“A meta do seminário foi e sempre será ensinar verdades eternas, para permitir que os filhos de Deus escolham conhecer e amar o Pai Celestial e Seu Filho Jesus Cristo”, enfatizou o Presidente Eyring no vídeo.
“A vocês, extraordinários rapazes e moças que são alunos, eu os incentivo — apesar das dificuldades que enfrentam — a frequentarem o seminário”, disse ele. “Tenham fome e sede de conhecer e fazer aquilo que o Salvador ensinou. Ao fazê-lo, o Espírito do Senhor será seu companheiro constante. Ele irá fortalecê-los para as batalhas que enfrentarão e para a grande obra que realizarão em sua família e na Igreja.”

A História do Seminário

seminário é um curso de estudos de quatro anos, apresentado por intermédio do Sistema Educacional da Igreja (SEI), que oferece instrução religiosa a jovens entre 14 e 18 anos de idade. Os alunos estudam um diferente livro de escritura a cada ano, incluindo o Velho Testamento, o Novo Testamento, o Livro de Mórmon e Doutrina e Convênios.
Os primeiros 70 alunos a entrarem em uma aula do seminário o fizeram durante o período escolar em 1912 num edifício do seminário ao lado do Colégio Granite, em Salt Lake City, Utah, EUA. Nos anos seguintes, mais e mais jovens da Igreja foram matriculados nos sistemas de escola pública que não ofereciam a oportunidade para o estudo diário das escrituras.
Em 1948, o Canadá tornou-se o primeiro país fora dos Estados Unidos a realizar oseminário.
No final da década de 1940, a necessidade de educar os jovens no evangelho inspirou um grupo de presidentes de estaca, no sul da Califórnia, a solicitar o estabelecimento de um programa de seminário da Igreja.
Durante o ano escolar de 1948–1949, Marion –D. Hanks, que mais tarde serviu na Presidência dos Setenta, teve sucesso ao ensinar uma classe do seminário diário na West High School [Escola Secundária West], em Salt Lake City, Utah, EUA. Realizar aulas semelhantes parecia ser uma solução lógica para os santos da Califórnia, e as onze estacas receberam aprovação para formar treze classes diárias.
Desde seu início há um século, bem mais de um milhão de jovens da Igreja têm-se beneficiado com o programa do seminário.
Hoje, 375.000 jovens, em 143 países, fazem do seminário diário uma prioridade em sua vida, quer frequentem um programa bem cedo, participem de um curso noturno, estudem em casa ou o incluam como parte de seu horário na escola. Há apenas quatro anos, as classes do seminário foram estabelecidas em Benin, Georgia e Marrocos.
No domingo, quase 22.000 jovens em idade de seminário, seus pais, líderes de jovens e professores do seminário participaram de uma comemoração de 100 anos de seminário, no Centro de Conferências em Salt Lake City, Utah, EUA. Dezenas de milhares mais assistiram à transmissão em sua capela local ou on-line em casa.

O Seminário Me Faz Feliz

O Seminário Me Faz Feliz


Alunos do seminário na Áustria e na Suíça sentem grande satisfação em estudar juntos o evangelho.
Johannes Malzl estava atrasado para a escola novamente. O trem estava lotado e lento na volta do seminário e ele teve que correr para a escola; ainda assim, chegou atrasado. Toda vez que ele se atrasava, a professora perguntava o que havia acontecido. “No começo, eu tentava não dizer que estava no seminário. Só dizia que tinha dormido demais. Então, um dia, ela pediu: ‘Por favor, me diga onde você estava’. Eu estava diante de toda a classe. Como estávamos na aula de inglês, ela disse que eu deveria responder em inglês. Todos os meus colegas sabem que sou membro da Igreja, mas não do seminário. Expliquei que tinha de levantar às 5h da manhã e pegar o trem para a capela, depois, o trem para a escola. Eles disseram: ‘Que é isso? Ficou doido?’”
Johannes explicou: “Para mim, ir ao seminário me fortalece. Quando vou à escola e meus amigos falam todo o tipo de coisa, é bom ter força espiritual de manhã”.

Seminário na Áustria

Johannes é membro da ala Salzburgo-Flachgau, Estaca Salzburgo Áustria. A maioria dos adolescentes de sua estaca vão ao seminário pela manhã quatro vezes por semana. Alguns enfrentam o frio e a escuridão para pegar o trem para a capela. Outros vão para sua própria sala de estar onde seus pais lhes dão as aulas do seminário.
“Minha mãe é minha professora do seminário”, diz Julia Grosz, da Ala Linz. “Sempre tomo meu desjejum durante a aula. Temos seminário todas as manhãs. Isso me ajuda a começar o dia com um espírito melhor. Ficamos mais animadas e felizes.”
Julia e sua irmã, Carina, estudam juntas. Elas gostam de ser ensinadas pela mãe todas as manhãs à mesa do desjejum.
Ben Schenk, da ala Salzburgo-Flachgau, sente muita diferença quando vai ao seminário. “Quando vou ao seminário, meus dias são melhores. Ele me ajuda muito, até na escola. Parece até que não tenho tantos problemas. As coisas básicas que aprendemos no seminário ajudam no dia-a-dia. Digo aos alunos que estão no primeiro ano que ir ao seminário vale a pena, mesmo que esteja escuro e tão frio que o rosto chegue a queimar e dê para ouvir o gelo estalando debaixo dos pés. O seminário ajuda muito.”
Um sábado antes do início do ano letivo, os jovens da estaca Salzburgo se reuniram para o começo de mais um ano de seminário. Parece mais uma grande festa do que uma reunião da Igreja, apesar de estarem ali para uma aula. É um ambiente divertido porque muitos bons amigos que não se vêem com freqüência se reuniram nessa tarde e ficaram para um jantar e um baile.
Marie Krenn, da Ala Klagenfurt, recorda-se de quando começou oseminário há quatro anos. “Pediram que todos os que estivessem lá pela primeira vez ficassem de pé. Pensei: ‘Nossa, não conheço ninguém!’ mas depois fiz amizade com todos.” Ela menciona as outras ocasiões em que os jovens da estaca se reúnem, como, por exemplo, nas caravanas ao templo, conferências de jovens, no acampamento das Moças e nos Super Sábados.
David Fuchs, da Ala Wels, que está começando seu primeiro ano, só sabe o que lhe disseram, mas está entusiasmado com a idéia de começar oseminário. “Espero aprender as escrituras e me preparar para a missão.”
Stephanie Kafka, da Ala Linz-Urfahr, também está entusiasmada com seu primeiro ano. “Não vejo a hora de não ter que estudar as escrituras sozinha. Terei outros jovens com quem conversar.”

Seminário na Suíça

Na Suíça, que é um país vizinho, os alunos do seminário da Estaca Berna Suíça também estão reunidos para iniciar um novo ano de seminário. Eles vieram de vários lugares e se reuniram na capela de Basel. Assim como em Salzburgo, há uma atmosfera festiva nessa reunião. O salão cultural está decorado para um baile e o jantar está sendo aquecido na cozinha.
A maioria dos alunos do seminário fazem uma combinação de estudo no lar e aulas. Estelle Hansen, da Ala Aarau, explica como o semináriofunciona para ela. Estelle mora num vilarejo, mas felizmente muitos membros da Igreja moram por ali.Cerca de oito jovens reúnem-se três vezes por semana na casa da professora. Eles também estudam em casa um dia e, às quartas-feiras, têm aula do seminário à noite. “Gosto principalmente dos vídeos. As coisas ficam tão claras e fáceis de entender”, diz Estelle. “Meu irmão Jen está começando o seminário. Ele sabe que é importante, e somos abençoados por participar. Já falei doseminário para meus amigos, mas eles não entendem. Eles não gostam de ler a Bíblia porque não é importante para eles. Eles não conseguem entender por que eu gosto.”
Vários alunos na estaca têm a vantagem de ir ao seminário todas as manhãs. As aulas do seminário da Ala Pratteln são dadas na casa de Rebekka Wiesner e sua irmã, Noëmi. Rebekka diz: “Quando o seminário é de manhã, podemos pensar sobre a aula durante o dia. Nossa professora dá exemplos excelentes, é engraçada e faz brincadeiras. Não é chato. Nós rimos e aprendemos”.
De volta à capela da Ala Basel, duas irmãs, Annika e Sabrina Warnckle, e o irmão delas, Jan, esperam pacientemente, num pequeno parque do outro lado da rua o início do Super Sábados. Eles acabaram de se mudar para a Ala Basel, mas já conhecem o seminário e gostam muito dele. Os três estudam com o pai, em casa. Às vezes, ficam impressionados ao ver o quanto o pai conhece as escrituras. Mas, o que eles mais gostam é do que sentem por estudar juntos. Jan diz: “Na escola, é difícil sentir o Espírito, mas, no seminário, sinto uma coisa boa no coração”. Annika complementa: “É um sentimento que não dá para descrever. Quando a gente só lê as escrituras, não sente isso com freqüência. Mas, quando a gente estuda, aí sim, sente”.
Melissa Römer, da Ala Biel, também fala do que às vezes sente noseminário: “A gente sente a presença do Espírito Santo com muita intensidade e sabe que está fazendo o que deveria fazer”.
A palavra que sempre é citada quando conversamos com esses jovens da Áustria e da Suíça sobre o que sentem a respeito do seminário éfelicidade. Sim, é difícil levantar cedo. Muitas vezes está frio e escuro. Mas vale a pena? Claro que sim! Aprender a respeito do Senhor e do Salvador Jesus Cristo e o que está nas escrituras os faz feliz; e esse é o tipo de felicidade que eles preferem.

Seminário e Instituto

               Hoje foi ótimo gente, acabei de receber meu diploma de formatura do Seminário, to aqui só faltando explodir de felicidade. No momento em que eu peguei o certificado, eu vi o quanto valeu a pena ir a cada  aula do seminário, participar, aprender tudo que eu aprendi foi uma coisa simplesmente magnifica, foi uma daqueles momentos que você sabe que nunca vai esquecer,assim como tudo que aprendi nesses 4 anos, tenho certeza TUDO o que eu aprendi nesses 4 anos, TODOS os amigos que fiz, vou levar pra sempre comigo,o seminário foi uma das coisas que me ajudou muito a fortalecer o meu testemunho e melhor ainda foi ver minha amigas se formando comigo e saber que vamos todas juntas pra o instituto, saber que o seminário ajudou a cada uma de nós a tomar decisões de extrema importância desde agora, coisas como servir uma missão mesmo sendo moças, casar no templo e voltara viver com o Senhor. Gente eu imploro a vocês assistam as aulas do seminário regularmente, participem das aulas essa é uma das melhores escolhas que vocês podem tomar enquanto jovens, vocês vão sentir o espirito mais forte a cada dia e vão receber muitas bençãos. Eu sou muito, muito, muito, grata mesmo pela oportunidade que eu tive de fazer parte seminário, sou muito grata por todos os professores que tive e tudo que eu aprendi sei que são princípios que vão ser fundamentais na minha vida. Eu amo muito esse evangelho ♥






Fotos para vocês verem !




                                                                Mylena e Eu


Eu e Mylena de novo rsrsrs'


                                   Mylena, Kelvenline(Eu), Nathália e Cindy!


                                      Mylena, Cindy e eu


                                         
                                                                            Formandos


                                                                 É noiz de novo :D


Debinha, eu e Nathália!

                                         
                                                                      Debinha e Eu