domingo, 27 de maio de 2012

UM CASAMENTO DE FÉ ...


UM CASAMENTO DE FÉ ...


Na noite antes de seu casamento, Camilla Eyring escreveu: "Eu estava pronta para sair. Fui para meu quarto e chorei e chorei." Ela e Spencer W. Kimball tinham se cortejado apenas 31 dias. Ela não tinha certeza se estava pronta para se casar.


Camilla era universitária e trabalhou como professora, circunstância rara para uma jovem mulher em 1917. Spencer, por outro lado, tinha escolaridade mínima, graças ao projecto da Primeira Guerra Mundial. Ele tinha menos de quatro dólares no bolso, e poderia ser chamado para a guerra a qualquer momento e talvez nunca mais voltar. Não havia dinheiro ou tempo para ir ao Templo de Salt Lake, algo que ambos lamentou profundamente. "No entanto, eu também o amava desesperadamente", Camilla escreveu, "e decidi que estava disposta a ir em frente apesar dos meus medos."


Na noite seguinte ela estava no quarto de seus pais que vivem em Pima, Arizona, preparada para tomar seus votos, mas não era o casamento que ela tinha sonhado. A miséria da casa envergonhava ela, havia menos de dez pessoas na recepção, e ela estava vestida com um vestido de festa rosa que ela estava preocupada poruqe sabia que não era a coisa certa para uma noiva. Finalmente, o bispo Merrill conduziu "Uma impressionante cerimônia, pelo menos parecia tão assim para mim. E assim que nos casamos."


Camilla ficou grávida imediatamente, algo que ela ficava envergonhada, com medo de que quando o bebê nascesse as pessoas estariam contando os dias. Ela continuou a trabalhar, mas com o projeto [de ir ao Templo] pairando sobre sua cabeça, e estava difícil para Spencer a encontrar um emprego estável. Sete meses antes [do que haviam planejado] eles tinham o dinheiro necessário para irem para Salt Lake e serem selados.


"A esta altura", escreveu Camilla, "Eu eestava grande e feia e meus nervos estavam um trapo. Eu odiava a reunião de parentes e amigos de Spencer [em Salt Lake] pela primeira vez, olhando como eu estava, e eu fiz coisas piores por estar irritada. Eu chorei quase todos os dias desse primeiro ano de nosso casamento. Pergunto-me agora como Spencer sempre estava lá."


Nove meses e nove dias após seu casamento, Spencer LaVan nasceu após um parto longo e extremamente difícil. Camilla sofreria efeitos nocivos durante muitos anos. Durante os próximos quatro anos, ela teve dois abortos espontâneos, aumentando a sua luta física e emocional.


Mas então eles acolheram sua filha, Olive Beth, em sua casa e seus corações. Eles finalmente completaram sua família com dois meninos mais, Andrew e Edward Lawrence Eyring.


Na década que se seguiu, Spencer dispendeu longas horas no trabalho e no seu chamado, enquanto Camilla ficou centrada na família e em casa. Juntos, eles sobreviveram à Grande Depressão, cuidaram de um filho que contraiu poliomielite e lutaram com suas próprias doenças. Eles sofreram investimentos que falharam, mudanças de emprego, crise econômica e, finalmente, quando recuperou seu passo, foi convidado a desistir de tudo.


Em 1943, após 25 anos de casamento, Spencer foi chamado como Autoridade Geral.
Eles sabiam que o chamado, embora especificamente para Spencer, requeria o sacrifício e empenho de ambos e passaram muitas noites se revirando na cama como eles aceitariam este chamado que nunca haviam esperado.


"Toda a sua vida [Spencer] tinha sido fielmente dedicada à Igreja e foi excelente em seu serviço. Eu sabia que ele poderia fazê-lo se o Senhor o tinha chamado. Eu estava disposta a dar o meu apoio." Mas não seria - e não foi - fácil.


Eles tinham dois filhos que ainda viviam em casa e tinham acabado de completar a casa que eles haviam planejado há muitos anos. "Os meninos sentiam o desenraizamento. Eu odiava sair da casa dos nossos sonhos junto com meus pais. Mas tínhamos sido chamado e assim fomos."


Presidente Kimball escreveu em seu diário: "Minha esposa foi a minha salvação. Ela me confortou e encorajou-me e continuou a dizer que havia apenas um caminho a seguir."


Quando Harold B. Lee tornou-se Profeta em 1972, e Spencer W. Kimball tornou-se Presidente dos Doze, Camilla confortou [Spencer] no fato de que o presidente Lee era mais jovem e com melhor saúde do que o seu marido. Ela tinha certeza de que ele seria Profeta por muitos anos. Mas 18 meses depois, Spencer recebeu uma ligação do hospital para lhe dizer que o presidente Lee tinha morrido. "Ore por mim", disse ele.


"Era algo que nenhum de nós tinha desejado: na verdade, estávamos aterrorizados com o pensamento do que poderia vir."


Mas como sempre, eles responderam ao chamado e aumentaram seu passo. Camilla viajou com seu marido, sempre que possível e, muitas vezes disse: "Quando ele está bem, eu estou bem." Através de 68 anos de casamento, eles permaneceram incansavelmente apoiando um ao outro e dedicando-se a família.


Quando perguntaram se ela nunca ficou desencorajada pelos julgamentos que ela havia enfrentado na vida, Camilla disse: "Nossas experiências presentes simplesmente servem como preparação para o que está por vir. Não podemos nos dar ao luxo de nos afundarmos em auto-piedade. Temos muito a aprender e fazer."


Costuma-se dizer que por trás de todo grande homem há uma grande mulher. No caso de Spencer e Camilla Kimball, é apropriado dizer que a Camilla não estava atrás, mas ao lado dele em todas as coisas.


"Nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor." 1 Coríntios 11:11