quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Ser forte diante das tentações

              “Há uma história freqüentemente contada sobre três homens que se inscreveram para trabalhar como motoristas de uma empresa transportadora. O escolhido exerceria suas funções em estradas montanhosas, elevadas e perigosas. Inquirido sobre sua habilidade como motorista, o primeiro respondeu: ‘Sou motorista bom e experiente. Dirijo tão próximo do precipício que as rodas do veículo chegam a costear-lhe a beira, sem jamais saírem para fora’.
‘O senhor dirige bem’ disse o empregador.
O segundo jactou-se: ‘Sei fazer melhor do que isso. Dirijo com tanta precisão, que as rodas chegam a lamber a beira do precipício, ficando uma metade bem na beiradinha e a outra no ar’.
O empregador ficou imaginando o que o terceiro homem podia oferecer, e ficou muito surpreso e grato com o que ouviu.
‘O que sei fazer e faço, é conservar-me tão longe quanto possível da beira do precipício’. Nem é preciso perguntar quem conseguiu o emprego.” (Spencer W. Kimball, O Milagre do Perdão, 1969, p. 218, reimpresso em 1999)
Nossa jornada pela vida, nestes últimos dias, também é feita em território perigoso. (II Timóteo 3:1) Devemos ser como o terceiro motorista. Assim como ele, que procurou sabiamente evitar o perigo, devemos evitar as tentações do mundo.
As escrituras identificam Satanás como “inimigo de Deus” (Morôni 7:12) e destruidor da “alma dos homens”. (Helamã 8:28) Ele é conhecido por muitos nomes, alguns dos quais nos dizem qual é seu propósito: “o ser maligno” (D&C 93:37), “o destruidor” (D&C 101 :54), “o tentador” (Mateus 4:3), e “o pai de todas as mentiras”. (2 Néfi 2:18)
Sabemos que Satanás e seus seguidores são espíritos que não possuem um corpo de carne e ossos, e por isso desejam possuir nosso corpo mortal. (Ver Mateus 8:28–32.) O perverso procura tornar-nos miseráveis. Ele gostaria de tirar-nos o livre-arbítrio, desviar-nos de nossos objetivos eternos, escravizar-nos e destruir-nos. Satanás usa a mentira, a cilada e meias-verdades para tentar-nos e capturar-nos.
Falando de Satanás, o Presidente Spencer W. Kimball disse: “Ele enfeita o pecado, para fazê-lo parecer lindo, agradável, fácil e até mesmo bom”. (“The Blessings and Responsibilities of Womanhood”, Relief Society General Conference, outubro de 1975, Ensign, março de 1976, p. 70.)
Satanás procura destruir o lar e a família. Um dos seus muitos artifícios é desafiar o papel da mulher perante o Senhor. “Satanás e seus asseclas (…) [afastam] as mulheres de suas responsabilidades primeiras como esposa, mãe e dona-de-casa.” (N. Eldon Tanner, “Não Existe Honra Maior que o Papel da Mulher”, A Liahona, junho, 1974, p. 40)
Em seus esforços para enganar as mulheres, Satanás sugere razões que fazem com que atos pecaminosos pareçam aceitáveis.
  • 1. 
    Aborto: “O corpo é meu, posso fazer com ele o que quiser”.

  • 2. 
    Imoralidade sexual: “Todo mundo faz”.

  • 3. 
    Casamento: “É melhor viver junto antes do casamento, para ver se os temperamentos combinam. O casamento está fora de moda mesmo”.

  • 4. 
    Divórcio: “Se o casamento não dá certo, o melhor mesmo é desistir”.

  • 5. 
    Drogas: “São divertidas e fazem com que você se sinta bem”.

  • 6. 
    Pornografia: “Precisamos ler todo tipo de literatura para estar bem informada”.
  1. 7. 
    O papel da mulher: “Você é muito inteligente para gastar seu tempo em casa com os filhos. Você poderia contribuir de maneira muito mais proveitosa fazendo outra coisa”.
  2. 8. 
    Homossexualismo: “Não devemos esconder nossos sentimentos reais. Precisamos de compreensão e aceitação”.
  3. 9. 
    Controle da natalidade: “Se você tem filhos, não deveria ter muitos. O mundo já está povoado o suficiente”.

  4. O Élder Delbert Stapley aconselhou: “Estejam cientes e acautelem-se dos atos sutis de Satanás, pois ele nunca pára de tentar afastar-nos do caminho certo. Ele é perito em fazer as coisas parecerem agradáveis e certas, quando, na verdade, podem causar nossa destruição moral. Ele não acredita no livre-arbítrio e gostaria de controlar nossa mente, pensamentos e atos. Podemos ver cada vez mais sua mão nos filmes, na televisão, nas revistas e nas ações de homens e nações”. (“Using Our Free Agency”, Ensign, maio de 1975, p. 22)

Como Resistir ao Mal


Podemos resistir ao mal, sendo firmes na resolução de sobrepujar o pecado, pedindo orientação ao Espírito Santo, tento os olhos fitos na vida eterna, lembrando sempre do sofrimento do salvador de sua expiação e seu amor.
 Principalmente para os jovens é sempre bom ter uma " Válvula de escape", "não podemos impedir que uma pássaro pouse em nossa cabeça mas podemos imperdir que ele faça um ninho nela ", as vezes não podemos controlar um impulso de ter um pensamento ruim, mas podemos afasta-lo ao em vez  de alimentalo e deixar de ele tome conta de nossa mente,para cada um existe uma forma diferente de afastar ese tipo de pensamento, algumas coisas como cantar hinos, ler escrituras e nos mantermos ocupados ajuda evitar esse tipo de pensamento.

 

Devemos Seguir o Conselho de Nossos Líderes


Os líderes da Igreja, pessoas que apóiam a verdade e a justiça, dão-nos conselhos sobre os pecados atuais. A irmã Elaine L. Jack, disse: “Temos sido ensinadas (…) por profetas, videntes e reveladores, além de Autoridades Gerais que possuem o Sacerdócio de Deus. Suas mensagens são para todos os membros da Igreja. Quando temos ‘ouvidos para ouvir’ (ver Mateus 11:5), entendemos o que o Senhor está dizendo: ‘seja pela minha própria voz ou pela voz de meus servos, é o mesmo’”. (D&C 1:38) (A Liahona, janeiro de 1997, p.83)
Precisamos ouvir o que nossos líderes da Igreja têm a nos dizer; temos de obedecer a seus conselhos e ensinar tais verdades à nossa família.