sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Conhecendo mais a organização das moças!

Moças 

A organização das Moças é uma organização auxiliar do sacerdócio. Todas as auxiliares existem para ajudar os membros da Igreja a aumentar seu testemunho do Pai Celestial, de Jesus Cristo e do evangelho restaurado. Por meio do trabalho das auxiliares, os membros recebem ensinamentos, incentivo e apoio enquanto se esforçam para viver de acordo com os princípios do evangelho.
 

10.1 Visão Geral da Organização das Moças

 10.1.1

Propósitos e Objetivos da Organização das Moças

O propósito da organização das Moças é ajudar cada moça a ser digna de fazer e guardar convênios sagrados e de receber as ordenanças do templo. Para cumprir esse propósito, as líderes das Moças orientam cada moça no processo de alcançar os seguintes objetivos:
  1. 1. 
    Fortalecer a fé e o testemunho no Pai Celestial e em Jesus Cristo.
  2. 2. 
    Compreender sua identidade como filha de Deus.
  3. 3. 
    Ser digna pela obediência aos mandamentos e pelo cumprimento dos padrões do evangelho.
  4. 4. 
    Receber e reconhecer os sussurros do Espírito Santo e confiar neles.
  5. 5. 
    Preparar-se para seu papel divino como filha, esposa, mãe e líder.
  6. 6. 
    Compreender e guardar os convênios batismais.
 10.1.2

Tema das Moças

O tema das Moças proporciona um alicerce para ajudar cada moça a cumprir os objetivos relacionados acima.
As moças e suas líderes adultas repetem o tema no início das reuniões dominicais e em outras reuniões das Moças. O tema é o seguinte:
“Somos filhas do Pai Celestial, que nos ama e nós O amamos. Serviremos de ‘testemunhas de Deus em todos os momentos e em todas as coisas e em todos os lugares’ (Mosias 18:9) ao nos esforçarmos por viver os valores das Moças, que são:
Natureza Divina
Valor Individual
Conhecimento
Escolhas e Responsabilidades
Boas Obras
Integridade e
Virtude.
Cremos que, ao aceitar e agir de acordo com esses valores, estaremos preparadas para fortalecer o lar e a família, fazer e guardar convênios sagrados, receber as ordenanças do templo e desfrutar as bênçãos da exaltação”.
 10.1.3

Lema e Emblema das Moças

O lema das Moças é “Defender a Verdade e a Retidão”.
O emblema das Moças é uma tocha circundada pelo tema das Moças. A tocha representa a luz de Cristo que pode brilhar por intermédio de cada moça. As moças são convidadas a erguer-se e brilhar, “para que [sua] luz seja um estandarte para as nações” (D&C 115:5).Emblema das Moças
 10.1.4

Valores das Moças

Os valores das Moças são qualidades cristãs. As aulas dominicais sobre o evangelho, a Mutual e outras atividades ajudam cada moça a colocar esses valores em prática na própria vida.
As seguintes declarações e referências das escrituras aprofundam o entendimento do significado de cada valor. As líderes devem usar essas declarações nas aulas e devem incentivar as moças a aplicar essas verdades à própria vida e a usá-las como recursos para discursos e apresentações.
As cores associadas a cada valor visam ajudar as moças a lembrarem-se dos valores.
Fé (branco): Sou uma filha do Pai Celestial que me ama. Tenho fé em Seu plano eterno, que está centralizado em Jesus Cristo, meu Salvador (ver Alma 32:21).
Natureza Divina (azul): Herdei atributos divinos, os quais me esforçarei para desenvolver (ver II Pedro 1:4–7).
Valor Individual (vermelho): Sou de infinito valor, com minha própria missão divina, a qual me esforçarei para cumprir (ver D&C 18:10).
Conhecimento (verde): Buscarei continuamente oportunidades para aprender e crescer (ver D&C 88:118).
Escolhas e Responsabilidades (laranja): Escolherei o bem em vez do mal e aceitarei a responsabilidade por minhas decisões (ver Josué 24:15).
Boas Obras (amarelo): Ajudarei os outros e edificarei o reino por meio do serviço virtuoso (ver 3 Néfi 12:16).
Integridade (roxo): Terei coragem moral para tornar minhas ações compatíveis com o meu conhecimento do certo e do errado (ver Jó 27:5).
Virtude (dourado):Vou-me preparar para entrar no templo e permanecer pura e digna. Meus pensamentos e ações serão baseados em padrões morais elevados (ver Provérbios 31:10).
 10.1.5

Classes das Moças

As moças da ala são agrupadas em três classes, de acordo com a faixa etária: Abelhinhas (12 e 13 anos), Meninas-Moças (14 e 15 anos) e Lauréis (16 e 17 anos).
Sempre que a moça avança para uma nova faixa etária, suas novas líderes das Moças e presidência da nova classe a recebem calorosamente.

Abelhinhas, 12 e 13 anos

Emblema das AbelhinhasQuando uma moça completa 12 anos, o bispo a entrevista. Ela sai da Primária e passa para as Moças e começa a assistir às reuniões das Moças durante o tempo de compartilhar da Primária (ver11.4.3). Ela se torna membro da classe das Abelhinhas.
Desde a época dos primeiros pioneiros da Igreja, a colmeia era um símbolo de harmonia, cooperação e trabalho. Quando as moças da Igreja foram organizadas pela primeira vez em um grupo, elas passaram a ser chamadas de Abelhinhas.
Como integrante da classe das Abelhinhas hoje em dia, a moça fortalece sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo e aprende a trabalhar com outras pessoas em harmonia e cooperação. Agora é o momento em que ela deve defender a verdade e a retidão e “erguer-se e brilhar” (ver D&C 115:5).

Meninas-Moças, 14 e 15 anos

Emblema das Meninas-MoçasA moça se torna membro da classe das Meninas-Moças quando completa 14 anos.
A classe das Meninas-Moças, em inglês, chama-se Mia Maid. O termo Miarefere-se à Mutual Improvement Association (MIA) [ou Associação de Melhoramentos Mútuos] que era o nome do antigo programa dos jovens da Igreja. A palavra Maid significa moça. A Associação de Melhoramentos Mútuos adotou a rosa como emblema de sua organização, e esse emblema continua hoje com as Meninas-Moças como símbolo de amor, fé e pureza.
Como integrante da classe das Meninas-Moças hoje, a moça fortalece seu testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo, aceita e aplica os valores das Moças e aprende a respeito do amor, da fé e da pureza.

Lauréis, 16 e 17 anos

Emblema das LauréisA moça se torna membro da classe das Lauréis quando completa 16 anos.
Há séculos, as folhas de louro simbolizaram honra e vitória, especialmente quando eram entrelaçadas para formar uma coroa.
Como integrante da classe das Lauréis hoje, a moça se prepara para fazer e guardar convênios sagrados e para receber as ordenanças do templo.

Moças de 18 Anos

A moça normalmente passa para a Sociedade de Socorro em seu aniversário de 18 anos ou no ano seguinte. Aos 19 anos, toda moça deve participar plenamente da Sociedade de Socorro. Devido a fatores individuais, como, por exemplo, testemunho pessoal, maturidade, formatura na escola, desejo de continuar com as amigas e os estudos na faculdade, uma jovem pode passar para a Sociedade de Socorro antes do aniversário de 18 anos ou permanecer mais tempo nas Moças. Cada moça se aconselha com os pais e o bispo para decidir o que será melhor para ajudá-la a continuar participando ativamente na Igreja.
As líderes das Moças e da Sociedade de Socorro trabalham juntas para tornar a transição de cada moça para a Sociedade de Socorro bem-sucedida.

10.2 Papel dos Pais e dos Líderes da Igreja

Os pais são os principais responsáveis pelo bem-estar espiritual e físico dos filhos (ver D&C 68:25–28). O bispado e as líderes das Moças apoiam mas não substituem os pais nessa responsabilidade. Eles oferecem apoio da seguinte maneira:
Auxiliam os pais a ajudarem as filhas a prepararem-se para receber as bênçãos do templo seguindo as diretrizes explicadas no item 10.1.1.
Incentivam a comunicação entre as moças e os pais.
Asseguram-se de que as atividades das Moças e outros eventos dos jovens não sobrecarreguem as famílias nem entrem em conflito com as atividades familiares.
As líderes devem ter ainda mais sensibilidade para com as moças que não têm forte apoio no lar para viver o evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário