quarta-feira, 6 de junho de 2012

Estudo Eficaz das Escrituras


Estudo Eficaz das Escrituras

PAUL VANDENBERGHE

Como você pode estudar as escrituras? Aqui vão algumas sugestões.
Você se comprometeu a estudar as escrituras todos os dias porque quer realmente aprender, quer ganhar um testemunho do evangelho. Você pode começar com o Livro de Mórmon. Afinal de contas, muitos profetas, antigos e modernos, lembraram-nos que o testemunho do Livro de Mórmon é essencial para cada um de nós. Você abre em 1 Néfi 1:1 e começa lendo: “Eu, Néfi, tendo nascido de bons pais (…)”
Todo dia (tomara) você lê mais alguns versículos, ou até mesmo alguns capítulos, e vários meses depois chega a Morôni 10:34 e lê as últimas palavras de Morôni: “E agora me despeço de todos. (…)” Mas ler as escrituras do primeiro ao último versículo é apenas uma das maneiras de estudar. Utilizando abordagens diferentes no estudo das escrituras, você pode trazer mais vida e entusiasmo a sua leitura diária.
Menina lendo as escrituras
Lembre-se de que não importa qual abordagem você usa para estudar as escrituras, se você sempre começar com uma oração, entenderá muito mais facilmente e encontrará respostas durante a leitura. Ao tornar o estudo das escrituras um hábito, certifique-se de que a oração seja uma parte constante do seu padrão.
Escolha algumas das seguintes sugestões de estudo que lhe agrade, ou modifique-as para ajudá-lo a ter uma nova visão das escrituras ao estudar o evangelho todos os dias.

Aprenda a respeito de um Assunto

Uma boa maneira de ler as escrituras é estudar um assunto específico. Talvez a sua classe do seminário tenha tido uma aula a respeito de honestidade ou, na noite familiar, você falou sobre oração e agora você quer aprender mais. Por que não usar o seu tempo de leitura diária das escrituras para aprender por você mesmo? As edições Santo dos Últimos Dias das escrituras oferecem grande ajuda de estudo, tanto on-line scriptures.lds.orgcomo com material impresso, inclusive o Guia para Estudo das Escrituras, o Bible Dictionary, o Topical Guide, o Index e a Tradução de Joseph Smith. Procure “Honestidade” ou “Oração” nos recursos de ajuda para o estudo, siga as referências e comece o aprendizado.

Estude uma Pessoa ou um Profeta

Seja qual for a maneira que você escolher para estudar as escrituras, seu estudo ajudará a fortalecer seu testemunho e aumentará seu entendimento do evangelho.
Escolha uma pessoa ou um profeta que você gostaria de conhecer melhor e deixe essa busca guiar seu estudo das escrituras. Talvez você queira saber mais a respeito de Maria, mãe de Jesus, Ageu ou Amom. Use os recursos de ajuda para encontrar referências para aprender mais a respeito dessas pessoas e a vida delas. Você começará a aprender como pessoas importantes das escrituras viveram o evangelho. Ao ler a respeito de outras pessoas, pense em maneiras de você seguir o exemplo de retidão que elas deixaram para tornar-se mais semelhante a elas.

Busque Respostas para Suas Perguntas

Faça perguntas enquanto lê. Se você se pergunta por que domingo é um dia de descanso, estude as escrituras com essa pergunta em mente. Comece procurando “Dia do Senhor” nos recursos de ajuda para o estudo e veja onde isso o leva, ou continue lendo em uma seção que você já está estudando. Quando estiver lendo uma história específica das escrituras, pergunte a si mesmo: “O que na minha vida é igual a essa história?”. Tente entender e aplicar as escrituras de tal maneira que elas se apliquem a sua vida e a sua situação, desafios e dúvidas atuais. Ao ler e orar buscando respostas para perguntas específicas, você descobrirá que muitas vezes elas estão em versículos que você jamais relacionaria ao assunto.

Busque o Salvador e Seus Ensinamentos

Qual foi a primeira coisa que o Salvador ensinou ao povo de Néfi quando aproximou-Se deles na terra de Abundância? Para encontrar a resposta, leia3 Néfi 11. O que Cristo ensinou no Seu Sermão da Montanha? Leia esse sermão em Mateus 5–7 e Lucas 6. O que você pode aprender com a parábola que Jesus contou a respeito do bom samaritano? Estude essa parábola em Lucas 10 e determine quem é seu próximo.

Faça uma Lista de Escrituras

escrituras marcadas
Crie uma lista de escrituras que tenham um significado especial para você. Você pode começar com versículos do domínio das escrituras do seminário ou algumas das suas favoritas que já o inspiraram. Talvez você queira decorar alguns versículos. Ao ler essas escrituras especiais, procure seguir as referências cruzadas dadas na parte inferior da página e veja para onde elas o levam em seu estudo.

Comece hoje!

Seja qual for a maneira que você escolher estudar as escrituras, seu estudo ajudará a fortalecer seu testemunho e aumentará seu entendimento do evangelho. Em outras palavras, não existe uma maneira correta de estudar as escrituras. Por isso não tenha medo de diversificar e tentar novas abordagens quanto à maneira de ler.
Você será ricamente recompensado pelo tempo que gastar estudando as escrituras. “Pois aquele que procurar diligentemente, achará; e os mistérios de Deus ser-lhe-ão desvendados pelo poder do Espírito Santo, tanto agora como no passado e tanto no passado como no futuro” (1 Néfi 10:19).

Estudar com Diligência

“Ler muito de uma vez só não dá nem de longe tão bons resultados como a leitura e aplicação diária das escrituras a nossa vida. Familiarizem-se com as lições que as escrituras ensinam. Aprendam o contexto das parábolas do Mestre e das advertências dos profetas. Estudem-nas como se fossem dirigidas a vocês, porque, na verdade, são” (Thomas S. Monson, “Dê o Melhor de Si”, A Liahona, Maio de 2009, p. 68).

Nenhum comentário:

Postar um comentário