sábado, 11 de fevereiro de 2012

Saúde Física e Emocional

Saúde Física e Emocional

E todos os santos que se lembrarem de guardar e fazer estas coisas (…) receberão saúde para o umbigo e medula para os ossos; e encontrarão sabedoria e grandes tesouros de conhecimento.
Doutrina e Convênios 89:18–19

Seu corpo é um templo, uma dádiva preciosa de Deus. Vocês serão abençoados se cuidarem bem de seu corpo. Decidam obedecer à Palavra de Sabedoria (ver D&C 89). Se forem obedientes a essa lei, permanecerão livres de vícios prejudiciais e manterão o controle sobre sua própria vida. Ganharão as bênçãos de um corpo saudável, uma mente alerta e a orientação do Espírito Santo. Estarão preparados para servir ao Senhor. Nunca permitam que Satanás ou outras pessoas os enganem de modo a pensarem que a violação da Palavra de Sabedoria os tornará mais felizes, populares ou atraentes.
Para cuidarem bem do corpo, comam alimentos nutritivos, exercitem-se regularmente e durmam o suficiente: Pratiquem o equilíbrio e sejam moderados em todos os aspectos de sua saúde física. Evitem extremos na alimentação que possam levar a distúrbios alimentares. Não prejudiquem deliberadamente seu próprio corpo. Evitem também atividades perigosas que coloquem seu corpo em risco de sofrer ferimentos graves.
Não bebam café ou chá preto. Nunca façam uso de produtos derivados do tabaco ou de qualquer tipo de bebidas alcoólicas; essas coisas viciam e são prejudiciais para o corpo e o espírito. A pessoa que fica sob a influência do álcool tem menor capacidade de julgamento e autocontrole. O hábito de beber pode levar também ao alcoolismo, que destrói as pessoas e as famílias.
Abstenham-se de qualquer bebida, droga, produto químico ou prática perigosa que sejam usados para produzir uma falsa sensação de prazer que possa prejudicar o corpo ou a mente. Isso inclui a maconha, as drogas pesadas, os medicamentos com ou sem receita médica tomados com exagero e os produtos químicos domésticos. O uso dessas substâncias pode levar à dependência, podendo destruir a mente e o corpo.
Os vícios prejudicam o bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Eles prejudicam as relações com a família e os amigos e diminuem seu sentimento de autoestima. Limitam sua capacidade de fazer suas próprias escolhas. Se estiverem lutando contra qualquer tipo de vício, procurem agora mesmo a ajuda dos seus pais e do seu bispo.
Sua saúde emocional também é importante e pode afetar seu bem-estar espiritual e físico. A frustração e a tristeza ocasional fazem parte desta vida mortal. Entretanto, se vocês tiverem sentimentos prolongados de tristeza, desesperança, ansiedade ou depressão, conversem com seus pais e seu bispo e procurem ajuda.
Em todos os aspectos de sua vida, procurem soluções salutares para os problemas. Façam tudo o que puderem para salvaguardar sua saúde física e emocional para que consigam alcançar seu potencial divino como filhos ou filhas de Deus.
O que estou fazendo a cada dia para cuidar bem do meu corpo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário